A aplicação permite que sejam inseridos os dados de faturas, ou de notas de crédito, associadas a despesas com veículos da frota. A associação destes dados pode ser feita:- por importação de ficheiros de faturação;- ao abrigo de um processo de manutenção, ou de despesa, criado na aplicação;- por ecrã, pela ficha do veículo.Este artigo descreve como são colocados os dados de faturas\notas de crédito nos processos de manutenção ou de despesas.
Perfil e acessoPara associar faturas\notas de crédito a processos de manutenção o utilizador deve ter o perfil de "Contabilidade".A associação pode ser feita:
- pela pesquisa dos processos, menu: Gestão > Veículos > Processos > Pesquisar (ou Ativos) - Processos: "Manutenções - Veículos".
- pela ficha do veículo, menu: Gestão>Veículos>Pesquisar > seleção do veículo > botão |Manutenções| > seleção do processo.Como associar faturas a processos de manutenção1) No menu gestão>veículos>processos, pesquise o processo de manutenção em que pretende carregar o documento e clique na respectiva linha. O processo deverá estar no estado "fechado" ou "fechado com factura".2) Percorra o ecrã do processo até encontrar a zona "Informação da(s) Factura(s)". Clique no ícone "+" à direita para criar uma linha onde poderá guardar a informação do documento (imagem abaixo).3) Preencha ou verifique os campos "Tipo Doc", "Nº Doc", "Data Doc", "Zona Serviço(s)", "Quant.", "Valor (c/IVA)" e, se necessário, o campo "Cód.IVA / Conta". Poderá ainda associar um documento digital correspondente à factura ou à nota de crédito (até 2048 KB) através do botão "Browse".4) Clique no botão "Actualizar". Os dados que preencheu passam a constar na zona "Informação das facturas", uma pouco mais acima no ecrã.Poderá associar ou alterar o documento digital depois da fatura já estar carregada, no botão "browse" da respectiva linha.