Multas - criar

Um processo de multa é uma funcionalidade da aplicação XRP | Gestão de Frota que permite gerir as multas dos veículos da frota.

O presente artigo descreve como criar um processo de multa, e os procedimentos a seguir. Tendo em conta os dados da multa, a aplicação disponibiliza 6 procedimentos possíveis, identificados no processo pelo campo "Ação a efetuar".


Perfil e Acesso

A criação de um processo de multa encontra-se acessível aos utilizadores gestores de multa, perfil Multas - Gestão, e aos gestores de veículos com um dos seguintes perfis: Veíc. Produção + Pool + Equip. Produção - GestãoVeíc. VUP - Gestão.

O acesso ao ecrã da criação de um processo de multas pode ser feito de duas formas: 

- através do ecrã [Processos de multas], acedido pelo menu Gestão > Multas, clicando no botão  |Criar|. Nesse ecrã encontram-se também listados todos os processos de multa dos veículos geridos pelo gestor.

- através da ficha do veículo, pelo menu a Gestão > Veículos > Pesquisar, e selecionando o veículo. Na ficha do veículo, clicar em |Eventos| e, por fim, em |Criar Multa|.


Criar um processo de multa

Através de um dos menus acima indicados acede ao ecrã [Criar processo da multa]. Nesse ecrã deve preencher os campos do processo, nomeadamente, os dados da multa.

Na zona Dados da multa, se a matrícula do veículo não estiver na base de dados dos veículos da frota, deve selecionar o ícone para que o campo "Matrícula" possa ser editado como texto e, assim, inserir o dado da matrícula.

Para o campo Condutor, pode selecionar um condutor que estaja na base de dados de dos utilizadores (colaboradores) ou na base de dados dos condutores externos.


Na zona Entidade autuante pode clicar no ícone  para ter acesso à tabela das entidades autuantes configuradas. Caso a entidade já esteja configurada, basta selecioná-la na tabela e os dados da mesma ficam automaticamente preenchidos no processo.

 

De acordo com a configuração dos processos de multa(*):
i) Os campos do local da infração (Distrito e Concelho) poderão não estar visíveis;

ii) O processo pode ter uma zona designada por Informação adicional, onde são mostrados campos específicos configurados por cliente. Na figura são mostrados, como exemplo, os campos "Valor (€):" e "Empresa do condutor:".


(*) Para mais informações sobre as configurações dos processos de multa, aceder o artigo, seguindo o link apresentado no final deste artigo, em Ler também.


Nos processos resultantes de segundas notificações, na zona Associações, pode associar o processo inicial.

Após preencher os dados, clicando em |Gravar|, o processo passa para o estado "Em construção".

Após selecionar a opção pretendida para o campo "Ação a efetuar", na zona Ações, o processo avança para um novo estado clicando no botão |Submeter|. O próximo estado do processo depende da ação escolhida.



Ações a Efetuar
Na zona de Ações há seis opções possíveis para o campo "Ação a efetuar". Todas elas irão levar a que o processo ocorra de forma diferente.


As opções possíveis são:

- "Registo"
- "Engano - Informar Autoridades";
- "Viatura Abatida - Informar Autoridades";
- "Viatura Atribuída - Informar Autoridades";
- "Responsável Identificado - Pagamento pelo Responsável";
- "Condutor não Identificado - Obter Dados do Condutor"

 Ler também:
 Multas - configurações gerais / gestão documental
 Workflows - sumário