Este artigo descreve o workflow "Condutor Não Identificado- Obter Dados do Condutor".
Esta ação deve ser indicada no caso de não estar identificado o condutor responsável pela multa, sendo necessário passar pelo processo de identificação do mesmo junto do responsável pelo veículo.
Perfil
A ação "Condutor não identificado - Obter dados condutor" pode ser executada pelos utilizadores com um dos seguintes perfis: Multas - Gestão; Veíc. Produção + Pool + Equip. Produção - Gestão; Veíc. VUP - Gestão.
Nota: Para saber como criar um processo de multa, siga o link indicado no final deste artigo, na zona Ler também.
Funcionamento
Após preencher os dados da multa, selecionar a ação "Condutor não Identificado - Obter dados condutor" e clicar no botão |Submeter|:
- o diagrama de estados do processo é igual ao apresentado na figura abaixo, que indica que o processo passou para o estado Condutor - Identificar;
- o responsável do veículo é notificado por e-mail que deve proceder à identificação do condutor responsável pela multa;
- o responsável, deve aceder ao processo pelo menu Meus > Multas. Selecionando o processo na listagem fica disponível o ecrã [Multa - processo - alterar] onde deve identificar o condutor, preenchendo os dados do mesmo na zona Dados do condutor. Por fim deve clicar em |Condutor Identificado|, passando o processo para o estado Condutor - Identificado.
No estado Condutor - Identificado, o gestor tem que escolher o próximo passo, de acordo com o que ficou combinado entre a empresa e o condutor, escolhendo uma das seguintes ações a efetuar: - "Informar as autoridades do condutor";- "Pagar pela empresa"; - "Pagar pelo condutor".Consoante a ação escolhida, o gestor deve preencher os dados da seguinte zona:
- zona Dados de pagamento pela Empresa, se a ação for "Pagar pela Empresa";- zona Comunicação às autoridades, se a ação for "Informar as autoridades do condutor". A comunicação às autoridades poderá ser feita por meio da impressão de um template predefinido, clicando no ícone da impressora disponível nesta zona do processo de multa. No final deste artigo apresentamos um exemplo do template.
Após preencher esses dados, o gestor deve encerrar o processo clicando no botão |Encerrar|.
Se a ação for "Pagar pelo condutor", o responsável recebe um e-mail para o pagamento da multa. O reponsável/condutor deve aceder ao processo, pelo menu Meus > Multas ou na zona Meus processos da homepage, e preencher os dados da zona Dados pagamento pelo Condutor. Deve clicar em |Pago| para que possa encerrar o processo. O condutor pode ainda clicar em |Não pago|, devendo fundamentar o motivo de recusa no formulário que fica disponível. Ao recusar o pagamento o processo passa de novo para o estado inicial Em Construção. Cabe ao gestor de veículos escolher a ação a efetuar para o processo.O Gestor pode também indicar que o pagamento da multa foi recusado, selecionando o botão |Reabrir|. Ao recusar o pagamento o processo passa de novo para o estado inicial Em Construção e deve escolher a ação a efetuar para o processo.
Nota: Na situação em que o condutor não é identificado e a empresa assume o pagamento da multa, o gestor poderá preencher os campos obrigatórios do condutor com um determinado dado (por exemplo) "não identificado", selecionar a ação "Pagar pela empresa", e clicar em |Avançar|. Por fim, preencher os dados da zona Dados de pagamento pela empresa, gravar e encerrar o processo.
Na imagem seguinte, apresentamos um exemplo do template, se a ação for a de comunicar às autoridades os dados do condutor da viatura à data da multa: